DIY - Goodbye, white!

 Meu shorts branco que eu adorava apareceu com uma macha misteriosa na parte de trás. A peça que me refiro foi a que a Tayná usou no dia do planeta (coloquei pra vocês lembrarem de qual é porque acabei esquecendo de tirar foto dele antes de tingir). 
 Como solução decidi tingir o shorts. Comecei a pensar nas cores, no que andei vendo em minha pesquisas diárias e de primeira pensei em "burgundy". Deixe-me explicar: Burgundy é uma variação do vermelho associada ao vinho burgundy, to make a long story short, tingi o shorts de vinho.
 Vinho é a cor do inverno desse ano junto com o amarelo mostarda, o verde-musgo, os off em geral, preto e marrom de sempre.






 De início pensei em tingir dessa cor uma calça que eu tenho mas decidi que vou transformá-la em preto, então o shorts ia ganhar uma cor menos básica.


Então vamos ao DIY:
Materiais:
-Shorts
-Corante na cor desejada para o tipo de tecido específico 
-Panela grande
-Vasilha de vidro
-Vasilha pequena de plástico (opcional)
-Pote com medidor de volume
-Duas colheres de pau
-Vinagre e sal


Modo de fazer:
 Primeiro dissolvi o corante na vasilha de vidro em mais ou menos meio litro de água. Enquanto isso preenchi meia panela com água e esperei ferver.

 Antes de colocar o shorts na panela o umedeci na água normal da torneira. Depois com um potinho fui colocando a solução com corante na panela (ainda com fogo ligado) em cima do shorts . Usei o pote de plástico porque não tinha uma panela muito grande e então pra não fazer tanta sujeira e não acontecer um acidente, acertei na vasilha, apesar ainda ter ocorrido uns respingos. #dica!



 Deixei o corante agir no tecido por uns trinta minutinhos e verti a água na pia. Depois enxaguei para tirar o excesso de tinta. 


 Na mesma vasilha de vidro coloquei vinagre, sal e água. Isso serve pra fixar a cor e não manchar as outras roupas na hora de lavar. Existem fixadores próprios pra isso, mas essa mistura cumpre bem o papel. Mesmo assim na primeira lavagem aconselho a lavar a peça num pote separado pra ter certeza que os resíduos do corante que não estavam fixos já saíram.




 Esperei também uns trinta, quarenta minutos antes de tirar a mistura. Nesse tempo até pintei a unha rsrs. Enxaguei bastante, torci e deixei secar. Simples não?


  Aqui nessa última foto da pra ver bem a cor que ficou. Diquinhas: 1-Tenha sempre papel toalha por perto 2- Cuidado ao mexer a água da panela. 3- Tenha um material próprio pra isso. Ex: Panela e colheres que não use muito. As coisas mancham.
 Semana que vem tenho quase certeza que vou usá-lo então coloco o look ok? 
 Beijos, Lara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário